23.2.12

Ceci est une hommage à Magritte.


René Magritte - La trahison des images - 1228/1929



O instigante quadro La trahison des images, de René Magritte, - onde um dos maiores artistas do Séc. XX retrata um perfeito cachimbo, mas que declara na própria tela que não é um cachimbo - é um dos maiores exemplos de uma obra ícone!

Sim, você não pode encher o cachimbo da tela de fumo; não pode fumá-lo, ele não vai produzir fumaça, nem qualquer odor. Ele vai ficar ali, imóvel, sem qualquer dimensão. E então, o que está ali é um cachimbo?

Esse ângulo inesperado e essa deliciosa provocação fizeram desta tela uma das obras mais citadas, relidas, reinterpretadas, aludidas, reproduzidas e homenageadas do mundo; através de escultores, pintores, designers, publicitários, fotógrafos e ilustradores de toda ordem! O próprio Magritte voltou ao tema décadas depois com a obra Les deux mystères (1966).


René Magritte - Les Deux Mystères. 1966
Óleo sobre tela. 65x80 cm.


Aqui vai à minha própria homenagem a esta icônica obra desse maravilhoso artista surrealista belga e, mais abaixo, algumas outras colaborações ao que tem se tornado uma interessante (e cada vez maior) coleção de comentários artísticos (ou não) sobre o mesmo tema!



WRadwan - Homenagem a Magritte

100 x 80 cm - Acrílica e madeira



Imagem Flickr






Campanha Publicitária da empresa Allianz 2006.


Imagem Flickr















Nenhum comentário:

Postar um comentário